Epistemologia

No CEM, primamos pela produção autóctone de conhecimento, pelo que faz extensa pesquisa por uma epistemologia que acomode com mais perfeição os seus objetos sem descurar, naturalmente, as já existentes e procedendo à sua adaptação sempre que julga necessário.

Assim, estruturamos nossos trabalhos epistêmicos também de modo autóctone e da mesma forma os transmitimos. Trabalhamos com uma formatação de conhecimento à qual chamamos campos temáticos que reúnem em si conceitosteorias e disciplinas e participam de uma ou mais áreas conceituais. ​Estas formas são móveis e ocorrem, na realidade, em contato umas com as outras e em constante transmutação. Criamos, a partir disso, uma metodologia que nos permita analisá-las com certa estabilidade, almejando sempre estar à altura da tarefa incessante de construir a nossa civilização com consciência.

A Construção de uma Civilização

Acreditamos que somos livres para eleger a sociedade em que queremos viver, embora esta escolha demande imensa responsabilidade: compreensão e compromisso profundos. Nesta que estamos chamando de Sociedade Neo-Tradicional, o afazer humano se volta para a virtude, onde cada pessoa é o agente portador de uma herança e transmissor de um legado que ela passará às gerações vindouras como elementos que existem para dignificar a vida humana. A consciência é parte fundante do exercício para esta sociedade e nos empenhamos visceralmente em entendê-la, criá-la, vivê-la. Acreditamos que é preciso, acima de tudo, saber para ser.

Assim, todos os campos temáticos que estudamos e vivenciamos como experiências pessoais e coletivas se dirigem à criação de uma Sociedade Neo-Tradicional, implicando simultaneamente a recusa da sociedade ultraliberal à qual estamos também sendo forçados por meios ora sutis, ora violentos. Em qualquer dos casos, o campo epistêmico está envolvido como arma principal desta imposição, motivo pelo qual desenvolvemos o nosso como instrumento de criação e manutenção desta nova sociedade que queremos, combate à imposição ultramoderna e instauração da liberdade coletiva.

 

Pesquisas

As pesquisas que estamos conduzindo no momento estão listadas abaixo. Algumas contam com a colaboração de pesquisadores parceiros de laboratórios acadêmicos ou de pesquisadores autônomos de fora do CEM.

Pesquisa sobre a identidade brasileira a partir do marco conceitual da consciência brasílica em seu desenvolvimento ao longo das Eras.

Saci

Pesquisa sobre a identidade latinoamericana considerando suas diferenças e seus pontos de aproximação.

Latinoamérica

Aqui estamos trabalhando no desenvolvimento da Teoria do Meridionalismo, do Prof. Dr. André Martin, geógrafo da USP, junto ao seu laboratório na universidade, o GeoPo.

Meridionalismo

CEM branco.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2015-2019  CEM

Contato

cem@portalcem.com

W 11 9 6842-0340

Brasil

Avenida São João, 313/2o. andar

CEP 01035-000

Centro

São Paulo-SP

Rússia

Rua Tverskaya, 7/605

125375

Moscou

Federação Russa

Российская Федерация

125375

Москва

Тверская улица

7, 605

Horário de funcionamento

segunda a quinta

9:00 às 21:00

sexta

9:00 às 17:00

feriados

fechado

Inscreva-se!