Textos

Não Há Governo no Brasil

 

          Há um vazio existencial na política brasileira. A crise material é mero reflexo duma crise de projeto, uma crise profunda. Não há um projeto de nação, não há a consideração em relação a um legado. O ontem é esquecido e o amanhã é negado. As figuras que ocupam as posições-chave do país são guiadas essencialmente por um script, um cronograma imediatista: eles precisam cumprir ações para hoje, o mais rápido possível.

         Ações essencialmente vazias, cujo único intento é a demolição de tudo aquilo que está de pé – é um projeto de destruição sistemática do país, não só a nível material, mas também cultural e existencial.

         Não há uma elite para o Brasil. Na verdade, temos a condensação duma anti-elite. Elite pressupõe aquilo que há de mais elevado, superior e respeitável. As lideranças do país são a antítese dessa definição. Temos uma escória que, por alguma razão, conseguiu atingir patamares mais altos. Essa escória arroga-se o papel e a missão de elite, mas não é uma elite e nunca será.

         Uma das missões mais importantes de qualquer elite numa civilização é o de estabelecer uma condução harmônica num determinado curso histórico, além, é claro, de assegurar a sobrevivência orgânica do corpo social, de toda uma civilização. É uma questão para além da mera soberania territorial ou econômica, apesar de também incluir isso.

         Essa escória que conseguiu escalar ao topo (ou ao menos quase ao topo) não tem esse objetivo. Conduz o Brasil para o vazio, o niilismo absoluto. O esvaziamento moral, a perda da identificação entre elite e massas e a submissão espiritual e econômica do Brasil. Não há harmonização interna por meio da condução saudável da política e das instituições, nem externa, por meio da luta pelos interesses nacionais no âmbito internacional. Há, internamente, uma submissão das massas a uma pseudo-elite (a escória político-econômica) e, externamente, a submissão às forças liberais atlantistas.

         Superar a crise exige, dentre várias coisas, a deposição da casta formada pela escória, aquilo que há essencialmente de pior em nossa civilização, e a substituição dessa casta por uma elite verdadeira. Se não há uma, devemos forjá-la. E essa é uma tarefa para gerações inteiras.    

Etiquetas:

Please reload

Etiquetas

Tipos

Arquivo

Please reload

Please reload

Please reload

CEM branco.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2015-2019  CEM

Contato

cem@portalcem.com

W 11 9 6842-0340

Brasil

Avenida São João, 313/2o. andar

CEP 01035-000

Centro

São Paulo-SP

Rússia

Rua Tverskaya, 7/605

125375

Moscou

Federação Russa

Российская Федерация

125375

Москва

Тверская улица

7, 605

Horário de funcionamento

segunda a quinta

9:00 às 21:00

sexta

9:00 às 17:00

feriados

fechado

Inscreva-se!