Textos

A Realeza Britânica – Renovação ou Reafirmação?

 

O recente casamento da realeza britânica (visto por inúmeros prismas) recebeu também uma análise com a tônica do “empoderamento” pelo viés da representatividade. Mas é preciso reforçar que essa “representatividade” se dá especificamente numa superestrutura – e estamos falando duma superestrutura decididamente liberal, ocidental e branca. A suposta importância do casamento em questão está no fato de que a monarquia, aqui, é a britânica (a mais poderosa do mundo em termos geopolíticos). 
 
A esposa, a atriz estadunidense Meghan Markle, de origens africanas por parte de mãe, encerrou a carreira para garantir o matrimônio e a entrada na família real britânica. A união, que é considerada uma “ruptura” e uma “inovação”, é mais uma vez o estender dos braços pelo Atlântico e o aperto de mãos entre Inglaterra e Estados Unidos. Não é uma quebra, é o reforço de uma união de longa data.
 
O Sistema Mundo descrito por Immanuel Wallersetin continua exatamente o mesmo, especialmente naquilo que tange os Estados africanos: nações periféricas, as “bordas” e “margens” do núcleo, formado, dentre outros agentes, pela família imperial britânica. As alterações nesse Sistema Mundo não são interessantes e não precisam ser discutidas – porque isso pode ser sublimado, ocultado ou mesmo ofuscado por discussões de “representatividade”. Importa discutir a representação dentro da superestrutura, mas nunca a superestrutura em si.
 
Aquilo que é visto como uma imensa reinvenção da realeza britânica é uma das amostras mais claras de como a superestrutura capta, metaboliza e usa a seu favor as aparentes “mudanças de paradigmas”. As origens africanas de Meghan contam muito pouco, já que o imperialismo britânico no continente prossegue inalterado; o coral e o sacerdote, todos negros, são elementos adicionais nesse processo de elasticidade da superestrutura imperialista.

Etiquetas:

Please reload

Etiquetas

Tipos

Arquivo

Please reload

Please reload

Please reload

CEM branco.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2015-2019  CEM

Contato

cem@portalcem.com

W 11 9 6842-0340

Brasil

Avenida São João, 313/2o. andar

CEP 01035-000

Centro

São Paulo-SP

Rússia

Rua Tverskaya, 7/605

125375

Moscou

Federação Russa

Российская Федерация

125375

Москва

Тверская улица

7, 605

Horário de funcionamento

segunda a quinta

9:00 às 21:00

sexta

9:00 às 17:00

feriados

fechado

Inscreva-se!